Não há como negar as facilidades que os pagamentos instantâneos (ou PIX) trouxeram à vida das pessoas e às empresas. As transferências eletrônicas permitem a transmissão da ordem de pagamento e a disponibilidade dos valores para quem recebe em tempo real, 24 horas por dia, sete dias por semana e em todos os dias no ano.
Por isso, a solução não poderia ficar de fora do Protheus. O PIX poderá ser transacionado através de APIs e alguns bancos também estão disponibilizando a forma de comunicação do PIX através do modelo CNAB.
Os CNABs validados junto aos usuários do Protheus são disponibilizados através do CNAB Cloud (Pagar) e TDN (Receber). O sistema está apto a ser utilizado em qualquer banco. Para isso, é só fazer a configuração do CNAB seguindo as orientações da instituição.
Veja como usar essa facilidade!
Há dois modelos de pagamento que podem ser usados na rotina de Borderô do Contas a pagar: PIX Transferência (45) e PIX QR Code (47). Depois de atualizar o ambiente com o pacote de dicionários, estarão disponíveis na tabela 58 – Forma de Pagamento – SISPAG, disponível no Configurador.
Confira as telas de cadastro:
Para contabilizar o processo de cobranças PIX, foram criados dois lançamentos padronizados (LPs). Um deles é o Contas a Receber (54G), que trata da transferência de carteira para o PIX. O outro é Conas a Receber (54H), para transferência de PIX para a carteira.
Ambos os lançamentos serão acionados nos seguintes casos:
Vale lembrar que os lançamentos contábeis relacionados ao PIX serão sempre considerados em dias úteis, mesmo que tenham sido feitos em finais de semana ou feriados.
No cadastro de bancos, o novo campo ISPB foi disponibilizado. Trata-se do Identificador do Sistema de Pagamentos Brasileiro, necessário para envio no CNAB Receber.
Também foi criada uma tela para relacionamento de Chaves PIX vinculadas ao cadastro de cada banco, agência e conta.
Você pode vincular até 20 chaves PIX por conta na aba Outras Ações do cadastro de Bancos, mas só uma delas poderá estar ativa. A tabela que armazena as chaves Pix dos bancos (tabela F70) deve ter o mesmo compartilhamento da tabela de bancos (tabela SA6) do ambiente.
No cadastro de fornecedores, você vai encontrar a tela para relacionamento de Chaves PIX vinculadas ao cadastro dos parceiros. Na aba Outras Opções, você pode vincular as chaves PIX dos fornecedores. Nesse caso, a tabela que armazenará as chaves PIX dos fornecedores (tabela F72) deve ter o mesmo compartilhamento da tabela de fornecedores (tabela SA2) do ambiente.
Para transferências PIX (Modelo 45) em que não se informam os dados PIX do fornecedor, são necessários os campos de Banco, Cod. Agência, Conta Corrente e Tipo de Conta preenchidos para que a transferência ocorra com sucesso.
Você deve acionar o cadastro de complemento de cliente em Outras Ações, Complemento do Cliente. Nele, foram disponibilizados dois campos: Gera PIX e E-mail PIX.
No campo Gera PIX, deve-se informar se o cliente terá ou não seus títulos gerados pela rotina de faturamento com a forma de pagamento PIX, assim:
No cadastro de Situação de Cobrança, foi criada a pergunta “Situação PIX”. O objetivo é identificar que títulos nessa situação de cobrança usam essa forma de pagamento.
O sistema permite somente uma situação de cobrança com essa característica (Situação PIX = Sim).
Com a solução PIX, o sistema passa a permitir que um título seja enviado para um banco através de borderô. Também é possível ter um PIX gerado, eventualmente, em até outro banco.
Todo o conceito e as tabelas existentes de borderô foram mantidos e passamos a controlar o PIX em nova entidade. Veja cenários possíveis:
Para boletos, a chave forte que identifica um título no sistema bancário é o conteúdo do campo E1_IDCNAB. Já para o PIX, também há uma chave forte, que é chamada de TRANSACTION ID (TXID) nos manuais do PIX. No sistema, fica armazenada na tabela Monitor PIX, no campo F71_IDTRAN.
A rotina Layout de Remessa CNAB Modelo 1 não precisou de ajustes, já que permite nativamente a configuração dos novos blocos dos layouts dos principais bancos. Por outro lado, novas funções para uso no Layout de Remessa CNAB Modelo 1 estão disponíveis, confira!
Caso o título tenha juros, retornará a data de vencimento real do título que será considerada para o acréscimo de juros no valor original (ex: 20210120). Caso não tenha, será retornado o conteúdo “00000000”.
Caso o título tenha multa, retornará a data de vencimento real do título que será considerada para o acréscimo da multa no valor original. Caso não tenha, será retornado o conteúdo “00000000”.
Caso o título tenha desconto, retornará a data de vencimento real do título que será considerada para o abatimento do desconto no valor original. Caso não tenha, será retornado o conteúdo “00000000”.
No complemento de título do cadastro de contas a receber, foi criada uma aba denominada PIX. Nela, há o campo (Gera PIX) que armazena a informação se o título poderá ser recebido através da forma de pagamento PIX ou não.
Com a alteração desse campo para Sim, o processo PIX é iniciado, gerando a informação no Monitor PIX. Com o conteúdo igual a Não, é solicitado o cancelamento do respectivo PIX.
Este campo não é habilitado para títulos do tipo RA (Recebimento Antecipado), já que o processo de recebimento já ocorreu.
A rotina Retorno CNAB trata os novos layouts de 750 posições dos títulos a receber PIX, através da opção ‘Modelo PIX’ na pergunta Configuração CNAB.
Como o funcionamento do PIX permite que um título esteja em borderô e PIX, simultaneamente, essa rotina passa a cancelar automaticamente um fluxo, quando o outro é finalizado.
A Wizard TPI (FINA893) é a rotina responsável pela validação das credenciais de conexão com TOTVS Pagamentos Instantâneos. É preciso configurar o agendamento de monitoramento, geração de QR Code e processamento do PIX.
Por fim, a rotina Monitor PIX é a responsável por todo o controle de títulos que podem ser recebidos pela forma de pagamento PIX. Ela deve ser inserida no Menu Atualizações, Comunic. Bancária. O seu código é FINA890.
No Complemento de Título do cadastro de Contas a Pagar, na aba PIX, há o campo que armazena a informação correspondente ao QR Code daquele título recebido.
Esse campo pode receber, então, o conteúdo do QR Code de duas formas:
O sistema também permite que títulos de impostos, como INSS, possam receber a informação do QR Code. Porém, nesse caso, na aba Complemento de Títulos, apenas os campos das abas CNAB e PIX ficam habilitados para preenchimento.
O layout que atende ao CNAB do Contas a Pagar de 240 posições dos principais bancos é disponibilizado a partir da rotina Wizard Cnab Cloud, facilitando a configuração dos respectivos layouts.
Esta rotina não precisou de ajustes, já que permite nativamente a configuração dos novos blocos dos layouts dos principais bancos.
Veja as funções disponíveis para uso no configurador CNAB Modelo 2.
parâmetro 1: a função retornará o Tipo de Chave PIX ativa para o fornecedor selecionado;
parâmetro 2: a função retornará a Chave PIX ativa para o fornecedor selecionado;
parâmetro 3: a função retornará se a transferência (Modelo 45) será através de conta corrente ou chave PIX (nesse caso, uma chave deve estar configurada no fornecedor selecionado).
Retornará a URL extraída do QR Code informado no título posicionado.
Estas rotinas passam a validar os novos modelos 45 – PIX Transferência e 47 – PIX QR Code. Eles só poderão ser usados se o banco, a agência e a conta do borderô tiver uma chave PIX ativa, através do Cadastro de Bancos > Outras Ações > Chaves PIX.
Esta rotina não precisou de ajustes, e é a responsável por processar o retorno do CNAB PIX, realizando a baixa dos títulos, como ocorre com um CNAB tradicional.
Ficou em dúvida com algum desses processos? Uma consultoria especializada pode ajudar você a usar todo o potencial do Protheus em seu negócio!
Queremos ouvir você e apresentar o diferencial de contar com a consultoria BM TEC
Protheus , RM e Totvs são produtos e marcas registradas e de propriedade da Totvs S/A.
A BM Tec é uma empresa de consultoria independente que não possui vínculo comercial ou de parceria com a TOTVS.
Protheus , RM e Totvs são produtos e marcas registradas e de propriedade da Totvs S/A.
A BM Tec é uma empresa de consultoria independente que não possui vínculo comercial ou de parceria com a TOTVS.