O Pix serve para pagamentos e transferências entre pessoas, empresas e entes governamentais. É um novo jeito de pagar e transferir com o Pix, o dinheiro vai de uma conta para outra num piscar de olhos, a qualquer hora e em qualquer dia, de forma fácil e barata a todos. Use o Pix para pagamentos e transferências entre pessoas, empresas e entes governamentais
O que é o Pix?
É um novo meio de pagamento com envio e recebimento de pagamento em até 10 segundos. Com rapidez e disponibilidade.
O que muda com o Pix?
A principal característica é sua instantaneidade. Se uma TED ou um DOC podem levar horas ou até dias para acontecer, a depender do horário, com o Pix a movimentação financeira será imediata. Em até dez segundos o recebedor terá o dinheiro em sua conta, o que otimiza o fluxo de caixa e as conciliações contábeis.
Os negócios digitais incrementam as vendas, diminuindo a desistência, se comparado ao pagamento por boletos.
Por ser simples, prático e seguro, fazer ou mandar um Pix melhora a experiência do usuário.
Com o aumento das transações bancárias realizadas pelo Pix, o impacto poderá ser sentido em diversos aspectos da gestão do negócio, principalmente no setor financeiro, já que, ao acelerar o processo de pagamento as empresas precisaram de um módulo financeiro eficiente para organizar e controlar as transferências recebidas e realizadas.
Principais serviços do Pix
Entre os serviços que serão disponibilizados a partir do lançamento do Pix, em novembro de 2020, estão transações financeiras que podem ser iniciadas a partir de QR Code, chave de endereçamento ou preenchimento manual de dados, sendo elas:
Os pagamentos instantâneos podem ser utilizados em transações/transferências:
Como funciona o Pix para empresas
O primeiro passo para que as empresas possam aderir ao PIX como meio de pagamento é criar uma chave por meio dos canais de atendimento do banco ou instituição financeira onde possui conta. Essa chave representa o endereço da conta no PIX e pode ser criada a partir de um CPF/CNPJ; e-mail; número de telefone celular; ou por meio de uma combinação aleatória de caracteres. Pessoas jurídicas podem ter até 20 chaves para cada conta do qual forem titulares e os cadastros estão disponíveis desde 5 de outubro.
Provedoras de ERPs tem se preparado para operar com o PIX por meio de integração de aplicação, já que muitos deles contam com plataforma de pagamentos e financeiro.
Integração do Pix com ERP
Com a criação do Pix, o Banco Central irá liberar algumas API’s (Interface de Programação de Aplicativos) para que possam ser feitos integrações entre instituições bancárias e empresa. Ou seja, cada operadora de transação, seja elas bancos, adquirentes e fintechs terão seus próprios API’s para que possam integrar a diversos sistemas ERP web.
Pix no Protheus
Segundo o site da Totvs, o projeto será liberado em ondas, a primeira onda liberada através da expedição contínua do financeiro do Financeiro em 09/11/20 com os processos para o uso de Cnab a Pagar (240 posições).
O CNAB Receber (750 posições), está em validação em clientes piloto (à partir de 01/12/20) e será liberado na expedição contínua da segunda quinzena de janeiro/2021. O processo está preparado para trabalhar com o modelo de QR CODE Dinâmico.
Veja quais os pré-requisitos PIX no Protheus
– Release 12.1.23, 12.1.25 ou 12.1.27 – Pacote de Expedição contínua do financeiro atualizado.
Tem dúvidas de como atualizar e parametrizar?
A BM Tec pode te ajudar! Entre em contato conosco e acompanhe o nosso blog para se manter sempre atualizado.
Queremos ouvir você e apresentar o diferencial de contar com a consultoria BM TEC
Protheus , RM e Totvs são produtos e marcas registradas e de propriedade da Totvs S/A.
A BM Tec é uma empresa de consultoria independente que não possui vínculo comercial ou de parceria com a TOTVS.
Protheus , RM e Totvs são produtos e marcas registradas e de propriedade da Totvs S/A.
A BM Tec é uma empresa de consultoria independente que não possui vínculo comercial ou de parceria com a TOTVS.