A rotina que faz a liberação dos títulos para baixas manuais ou automáticas no Contas a Pagar (FINA580) foi ajustada. O objetivo é atender à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Com a mudança, alguns campos que apresentam informações consideradas como dados sensíveis e/ou pessoais, serão ofuscados, ou seja, não serão mais legíveis.
Vamos saber mais sobre o assunto? Continue a leitura!
A partir do momento em que você configura o sistema para fazer a liberação dos pagamentos, todos os títulos gerados passarão por essa avaliação para que sejam efetivados, não importa por que caminho ele tenha sido gerado. Quer um exemplo para entender melhor?
Se você gera um título a partir da rotina de fatura, com títulos já liberados, ele também já será criado com bloqueio para avaliação. Essa ação protege sua empresa contra possíveis problemas relacionados à LGPD, ou seja, é uma preocupação a menos para o setor financeiro.
Os parâmetros MV_CTLIPAG, MV_VLMINPG, MV_F580DT e MV_FINAPXX precisam ser configurados para poder usar essa rotina. Veja como fazer isso:
As operações podem ser feitas manualmente ou automaticamente. Confira os detalhes sobre a liberação dos pagamentos.
Nesse caso, a liberação é feita título a título. Para isso, siga esses passos:
Nesse caso, vários títulos podem ser selecionados para a liberação automática. Isso é feito a partir de uma filtragem, que pode ser por portador, fornecedor, valores, vencimento e tipo de títulos. Um detalhe importante: essa opção só pode ser usada para o processo de liberação simples (MV_FINCTAL = 1).
Veja o passo a passo:
A rotina de liberação de baixa do Contas a Pagar ainda permite o cancelamento da operação, caso seja necessário. Basta ir em Liberação de Pagamentos e selecionar Cancelar, em Outras Ações.
Também é possível mudar a situação de um título a pagar para suspenso ou cancelado, desde que não tenha sofrido qualquer tipo de movimentação financeira. Entre em Liberação de Pagamentos e vá até Outras Ações > Situações, informando a nova situação para o título e confirmando.
Por fim, a liberação de títulos com controle de alçada deve ser feita de acordo com a hierarquia de aprovadores e superiores, mediante saldo de alçada disponível. O aprovador responsável pela liberação para baixa dos títulos é definido pelo campo Cód. Aprov. (E2_CODAPRO), na rotina Contas a Pagar (FINA050).
Em resumo, antes de liberar os títulos, você deve:
Confira a tela do sistema abaixo:
Conte com uma consultoria especializada para aproveitar todos os recursos do Protheus sem dores de cabeça!
Queremos ouvir você e apresentar o diferencial de contar com a consultoria BM TEC
Protheus , RM e Totvs são produtos e marcas registradas e de propriedade da Totvs S/A.
A BM Tec é uma empresa de consultoria independente que não possui vínculo comercial ou de parceria com a TOTVS.
Protheus , RM e Totvs são produtos e marcas registradas e de propriedade da Totvs S/A.
A BM Tec é uma empresa de consultoria independente que não possui vínculo comercial ou de parceria com a TOTVS.